Ataque a ônibus causa cinco mortes na Caxemira

01 de outubro de 2002 • 02h15 • atualizado às 02h30

Militantes islâmicos na Caxemira indiana mataram cinco pessoas e feriram 12 ao disparar hoje indiscriminadamente contra um ônibus que circulava por uma estrada da zona horas antes do começo da terceira das quatro fases das eleições ao parlamento regional.

De acordo com fontes policiais os rebeldes atiraram e lançaram granadas contra o ônibus na zona de Hirangar, no distrito de Kathua, um dos lugares que vai hoje às urnas. Os rebeldes que lutam pela secessão nos dois terços de Yamu e da Caxemira sob controle da Índia (o resto está sob a administração do Paquistão) ameaçaram matar os que participarem das eleições.

Mais de 1,8 milhão de cidadãos estão convidados a escolher hoje 27 das 87 cadeiras ao parlamento regional pelos quais competem 226 candidatos. A primeira e segunda fase das eleições aconteceram respectivamente nos dias 16 e 24 do mês passado e as eleições se encerrarão com a quarta e última fase no próximo dia 8. Os resultados devem ser conhecidos três ou quatro dias mais tarde, mas se forem cumpridas as previsões de todos os especialistas, o partido regional no poder Conferência Nacional ganhará as eleições.

O governo federal do primeiro-ministro, Atal Bihari Vajpayee, atribuiu grande importância às eleições e confia em poder iniciar conversas com os novos representantes da população para resolver a onda de violência separatista que causou entre 35 e 75 mil mortos desde 1989.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »