Segundo o programa, Zypries pediu a Castelli que tome uma posição sobre o assunto, alegando que rótulos com esse são "desprezíveis e de mau gosto". O programa da ARD explicou que uma empresa italiana da região de Udine, fronteiriça com a Áustria, produz por ano especialmente para o mercado alemão cerca de 30 mil garrafas com a foto de Hitler e de outros líderes nazistas.
Além da Internet, o vinho pode ser comprado, entre outros estabelecimentos, em uma rede de postos de gasolina que tem uma participação do Estado italiano, acrescentou o canal de televisão. Os rótulos mostram Hitler em diversas posições - com o braço direito esticado, por exemplo - e incluem slogans nazistas como "Ein Volk, ein Reich, ein Führer" ("Um povo, um reino, um líder").
O produtor do vinho oferece ainda garrafas com as fotos do fascista italiano Benito Mussolini e do ditador soviético Josef Stalin. De acordo com a ARD, a venda das garrafas não é proibida na Itália, mas Zypries advertiu em sua carta que na Alemanha é crime a distribuição de qualquer tipo de material nazista. Além disso, diante do fato de a Itália presidir este semestre a União Européia (UE), a ministra lembrou Castelli dos esforços europeus para consensuar a punição da difusão de propaganda nazista e o pediu que contribua para fortalecer esse processo.
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.