Notícias » Mundo » Mundo

 Israel revitalizará a área do Muro das Lamentações
11 de dezembro de 2005 18h58

O governo israelense anunciou hoje que revitalizará a área em torno do Muro das Lamentações de Jerusalém, o lugar mais sagrado do judaísmo. O projeto custará US$ 15 milhões.

"O muro ocidental faz parte do patrimônio religioso, cultural e histórico do povo judeu e estes vínculos devem ser reforçados num plano qüinqüenal de desenvolvimento de Jerusalém, capital de Israel", disse o governo num comunicado.

Israel prevê o financiamento de numerosas visitas guiadas de soldados e estudantes e a construção de um centro dedicado ao caráter espiritual do lugar, um estacionamento e uma delegacia. Também serão melhorados os acessos e o sistema de segurança.

"Cerca de cinco milhões de pessoas visitam anualmente este lugar e desejo agir para que cada vez haja mais famílias e jovens o visitem", declarou o primeiro-ministro Ariel Sharon na nota.

O Muro das Lamentações ou Muro Ocidental é o último vestígio do templo judaico destruído pelos romanos no ano 70 e está no setor oriental da Cidade Santa, conquistada e anexada em junho de 1967, um pouco abaixo da Esplanada das Mesquitas, terceiro lugar sagrado do Islã. Os palestinos consideram que a zona oriental de Jerusalém deve ser a capital de seu futuro Estado.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.