Abortado plano de ataque a edifício do julgamento de Saddam

04 de dezembro de 2005 • 14h43 • atualizado às 14h56

As forças de segurança iraquianas abortaram um plano rebelde para atacar com foguetes o edifício onde fica o tribunal que julga o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, informaram à EFE fontes do Ministério do Interior.

No entanto, as fontes não disseram quando os insurgentes pensavam em levar a cabo o ataque, e descartaram que fosse durante a realização do julgamento, que começa amanhã. Segundo informações, o tribunal e o escritório do assessor da Segurança Nacional do Iraque, Moafaq al Robai, ficam no mesmo edifício, que, por sua vez, fica na "zona verde", onde também estão as embaixadas dos EUA e do Reino Unido.

As fontes explicaram que os detidos, que não tiveram seus nomes divulgados, confessaram que pertencem ao grupo Brigadas da Revolução da Década dos Anos Vinte, organização insurgente iraquiana inspirada na resistência à ocupação britânica do Iraque nos anos 20.

O ex-ditador iraquiano e sete de seus altos colaboradores se apresentarão amanhã no tribunal por sua suposta implicação no massacre de 148 xiitas em 1982 na aldeia de Dujail, ao norte da capital iraquiana.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »