Bento XVI rezará no túmulo de João Paulo II

01 de novembro de 2005 • 11h43 • atualizado às 12h15

O papa Bento XVI anunciou hoje que rezará no túmulo de seu antecessor, João Paulo II. O papa tradicionalmente visita os túmulos de antecessores durante o feriado de Finados, mas neste ano o fato ganha significado especial por ser o primeiro após a morte de João Paulo II.

"Amanhã à tarde rezarei nas Grutas do Vaticano, nas tumbas dos papas. Terei um pensamento especial para o adorado João Paulo II", disse Bento 16, ovacionado por milhares de admiradores na praça São Pedro, no Vaticano. Logo após o funeral do papa, em abril, Bento XVI decidiu acelerar o processo de canonização dele, abrindo uma exceção nas regras da Igreja para que isso ocorresse cinco anos antes do habitual.

Durante o enterro, milhões de peregrinos lotaram a praça de São Pedro e cobraram que João Paulo II se tornasse um santo. O túmulo de João Paulo II, nas profundezas da basílica de São Pedro, é a nova grande atração turística de Roma. Nas vésperas deste Finados, a fila para visitar a lápide de mármore branco reúne centenas de pessoas.

A canonização de João Paulo II ainda pode levar anos, mas como parte do processo as autoridades eclesiásticas estão agora reunindo informações sobre sua vida, obra e escritos. Para que seja beatificado (primeiro passo para a canonização), é necessário que se atribua um milagre à intervenção de João Paulo II junto a Deus. Para que seja declarado santo, é necessário um segundo milagre. O milagre normalmente é a cura total de uma pessoa de forma inexplicável para a comunidade médica.

Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »