Soldados poderão abrir fogo contra saqueadores

02 de setembro de 2005 • 00h24 • atualizado às 15h53

Uma força com 300 soldados que retornaram recentemente do Iraque chegou nesta quinta-feira a Nova Orleans com a ordem de abrir fogo contra os saqueadores que agem na cidade, devastada pelo furacão Katrina.

  • Veja: Nova Orleans vira cidade sem lei
  • Veja fotos ampliadas do Katrina
  • Veja as últimas fotos do furacão
  • Incêndios ocorrem após furacão
  • Brasileiros falam com filha
  • Veja cenas de resgate
  • Infográfico: Katrina atinge sul dos EUA

    "Trezentos soldados da Guarda Nacional do Arkansas estão na cidade de Nova Orleans. Estas tropas acabaram de chegar do Iraque, estão bem treinadas e têm experiência em combate. Estão sob minhas ordens para restaurar a ordem nas ruas", disse a governadora da Louisiana, Kathleen Blanco.

    "Estão armados com (fuzis) M-16, preparados e carregados. Estes homens sabem atirar para matar, têm a disposição para fazer isto e espero que o façam se for preciso", assinalou.

    O coronel Henry Whitehorn, da polícia estadual da Louisiana, disse que as condições de segurança em Nova Orleans são "ruins", mas estimou que a situação está se "estabilizando" em torno do estádio "Superdome" e no centro financeiro da cidade.

    Whitehorn admitiu que vários policiais que perderam tudo na inundação de Nova Orleans entregaram seus distintivos para não reprimir os saques.

    As operações de evacuação de Nova Orleans, onde ainda permanecem quase 200 mil pessoas isoladas, têm sido dificultadas pela violência de bandos armados.

    Várias testemunhas disseram que o estádio Superdome, que deveria servir de refúgio para os desabrigados, se transformou em um verdadeiro campo de concentração, com saqueadores e estupradores aproveitando o caos para agir livremente.

    Muitos refugiados que esperavam hoje por sua transferência para outro estádio, em Houston (Texas), qualificaram de inferno o que viveram no Superdome, onde passaram quatro dias sem comida adequada, água e serviços sanitários, além da total falta de segurança durante a noite.

    "Teve gente violentada aqui; pessoas foram assassinadas. Tivemos muitos distúrbios" dentro deste estádio, disse um policial.

  • AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
     
    Enviar para amigos
    Fechar por:
    Enviar para amigos
    Fechar por:

    Imprimir

    Fechar
    Mais vistos

    Notícias

    1. Carregando...
    leia mais notícias »