Na primeira das duas manifestações previstas para hoje, cerca de 5 mil pessoas fizeram uma passeata pelas ruas da cidade para expressar seu apoio ao religioso, que afirmou ter sido vítima de um "projeto de extorsão" contra ele.
Maccarone deixou o cargo há uma semana, depois de anunciada a existência de um vídeo em que aparece mantendo relações sexuais com um jovem de 23 anos, que admitiu ter gravado como vingança.
O episcopado argentino se solidarizou com o ex-bispo e lhe agradeceu pelo auxílio aos pobres em Santiago del Estero. Além disso, reforçou a teoria de que o escândalo pode ser fruto de uma "vingança política".
Na concentração de hoje, convocada por partidos políticos e sociais, os manifestantes se dirigiram à sede de um canal de televisão cujo proprietário acusam de estar vinculado com o casal Juárez, que durante os últimos 50 anos regeu os destinos da província do norte.
Maccarone foi um opositor ferrenho dos ex-governadores Carlos Juárez e sua esposa, Mercedes Aragonés, que em 2003 foram tirados do poder por uma intervenção federal em meio a um escândalo de corrupção.
Na capital santiaguense, situada cerca de mil quilômetros ao norte de Buenos Aires, hoje organizações defensoras dos direitos humanos, docentes e os 47 sacerdotes da diocese provincial farão outra passeata de apoio a Maccarone.
Os organizadores de ambas as manifestações reivindicam à Justiça que abra uma investigação para determinar se o ex-bispo foi vítima de uma extorsão.

- EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.


Assista agora »
Assista agora »
