"Presumimos que o Iraque tenha armas biológicas", disse a autoridade, que analisa a ameaça de guerra biológica. "A grande questão é a efetividade de seus meios para lançar as armas biológicas. Também suspeitamos que o Iraque tenha feito contatos com grupos terroristas sobre o tema, mas isso é apenas suspeita, não uma evidência", disse ela.
As declarações, feitas durante intervalo de uma conferência sobre armas biológicas em Berlim, são significantes porque a Alemanha discorda duramente do enfoque de Washington em relação ao Iraque.
O chanceler Gerhard Schroeder foi reeleito no mês passado com ajuda de sua promessa de ficar fora de qualquer guerra dos Estados Unidos contra o Iraque. "Há uma ameaça, mas a Alemanha tem uma visão diferente de sua reação", disse a autoridade, que pediu para não ter o nome divulgado.
Os Estados Unidos acusam o Iraque de ter armas de destruição em massa e lutam por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que permita o uso da força para desarmar Bagdá.
Em discurso na segunda-feira, o presidente dos EUA, George W. Bush, disse que Bagdá fez contatos de alto nível por mais de uma década com a Al-Qaeda, grupo islâmico acusado dos ataques de 11 de setembro de 2001.
"O Iraque pode decidir a qualquer dia fornecer arma biológica ou química para um grupo terrorista ou para indivíduos terroristas", disse Bush. "Não são necessários sistemas de lançamento sofisticados para um ataque químico ou biológico - tudo o que pode ser preciso é um pequeno recipiente e um terrorista, ou membro da inteligência iraquiana", disse.
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.