Colunista dos EUA teme guerra na América Latina

25 de janeiro de 2005 • 10h11 • atualizado às 10h11

O jornal The Miami Herald publica texto do colunista Carlos Alberto Montaner, um especialista em América Latina, em que ele diz que "uma guerra pode acontecer no continente nos próximos anos". "Diferentemente do século 20, quando todos os confrontos se deveram a disputas sobre fronteiras, desta vez a guerra pode ser um conflito sanguinário e multinacional causado por razões ideológicas", diz Montaner.

  • Opine sobre a possível guerra na América Latina

    Ele atribui a culpa pela "tensão no continente" ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a quem chama de "quixotesco". O colunista diz que Brasil e Argentina vão ter que decidir se vão "se deixar arrastar" no conflito ou "agir com sensibilidade".

    Já o argentino Clarín diz em editorial que a tensão regional criada por episódios como a atual troca de acusações entre Venezuela e Colômbia deve ser resolvida por meio da mediação de países do Cone Sul, o que mostra a necessidade de fazer a integração regional se tornar realidade. Entretanto, no momento, "o conflito é um entre tantos elementos que provam que os projetos de integração regional estão mais apoiados na retórica do que na realidade das relações e dos interesses dos países que os formam", diz o jornal.

  • BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.
     
    Enviar para amigos
    Fechar por:
    Enviar para amigos
    Fechar por:

    Imprimir

    Fechar
    Mais vistos

    Notícias

    1. Carregando...
    leia mais notícias »