Refém japonês é assassinado no Iraque

29 de outubro de 2004 • 15h48 • atualizado às 15h48
Imagem do refém divulgada pelo seqüestradores Foto: AP
Imagem do refém divulgada pelo seqüestradores
29 de outubro de 2004
Foto: AP

O governo japonês foi informado este sábado, horário local, que seu cidadão seqüestrado no Iraque foi morto. De acordo com a agência de notícias Kyodo, um corpo encontrado perto da cidade iraquiana de Tikrit foi identificado como o de Shosei Koda, um mochileiro de 24 anos seqüestrado esta semana no Iraque. Segundo o porta-voz Hatsuhisa Takashima, o corpo achado será levado a Catar para sua identificação.

Shosei Koda foi feito refém pela "Organização Al-Qaeda da Jihad no país de Rafidain", do grupo do jordaniano Abu Musab Al Zarqawi, que ameaçou decapitá-lo se o Japão não retirasse suas tropas do Iraque, uma exigência de Tóquio rejeitou. O ultimato expirava esta sexta-feira pela manhã.

O governo japonês rejeitou desde um primeiro momento essa retirada e iniciou uma ofensiva diplomática em Bagdá e Amã para tentar descobrir algo sobre o destino do jovem, aparentemente capturado em Bagdá por homens do radical jordaniano Abu Musab al-Zarqawi.

Koda é o quinto japonês assassinado no Iraque desde que os Estados Unidos atacaram este país em março de 2003. Dois diplomatas japoneses foram assassinados a tiros perto de Tikrit, no norte do Iraque, em novembro e dois jornalistas desta nacionalidade foram assassinados perto de Bagdá em maio deste ano.

Em abril, a guerrilha insurgente iraquiana seqüestrou cinco japoneses no total em duas ocasiões diferentes, mas em ambos os casos foram libertados.

Shosei Koda, era originário de Nogata, na província de Fukuoka, e tinha chegado ao Iraque em 21 de outubro aparentemente procedente da Jordânia. No domingo passado, foi visto pela última vez na capital iraquiana enquanto buscava um lugar para passar a noite depois de tentar comprar, sem sucesso, uma passagem de ônibus para voltar a Amã, disseram testemunhas presenciais.

Redação Terra
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »