Espanha pede que Honduras permita retorno de Zelaya

02 de julho de 2009 • 04h34 • atualizado às 06h39

O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, pediu nesta quinta-feira ao presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, que chegue a um acordo e permita o retorno a seu cargo do deposto Manuel Zelaya.

Moratinos assegurou que a retirada temporária do embaixador da Espanha em Tegucigalpa e de seus colegas de Alemanha, França e Itália tem como objetivo mandar uma mensagem "firme e muito clara" às autoridades hondurenhas.

"Queremos mandar um sinal forte às autoridades provisórias de Honduras de que a comunidade internacional não pode aceitar um golpe militar", assegurou Moratinos em Astana (Cazaquistão), onde se encontra em visita oficial.

Segundo o chefe da diplomacia espanhola, "é preciso alcançar um acordo para que o presidente Zelaya possa retornar e continuar como presidente constitucional de Honduras".

Moratinos expressou também sua confiança em que será possível resolver a situação no prazo de 72 horas dado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) para que Zelaya volte a suas funções.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »