inclusão de arquivo javascript

 
 

Avião pousa em segurança nos EUA após morte de piloto

18 de junho de 2009 12h24 atualizado às 16h05

Piloto morre durante voo para os Estados Unidos

O Boeing 777 de Continental com 247 passageiros a bordo, procedente de Bruxelas com destino a Nova York, conseguiu aterrissar sem problemas no aeroporto de Newark depois que seu piloto morreu em pleno voo, informaram fontes da FAA, a agência reguladora da aviação civil nos EUA.

"O comandante morreu em voo, o co-piloto e um colega que se encontravam no voo da Continental 61 controlam o aparelho e realizaram a aterrissagem em Newark", informou Jim Peters, porta-voz da agência de aviação americana.

O avião, com 247 passageiros a bordo, deixou o aeroporto em Bruxelas às 9h45 (4h45 de Brasília), segundo a Fox. O piloto, de 60 anos, morava em Newark e trabalhava para a Continental há 32 anos, informou a empresa. A Continental tem um voo diário entre Bruxelas e Newark. Inicialmente foi divulgado que o piloto estava na empresa há 21 anos.

Ainda de acordo com a empresa aérea, o voo prosseguiu em segurança assim que os outros pilotos assumiram o comando. A Continental Airlines afirmou que estava entrando em contato com as famílias dos passageiros a bordo do avião para tranquilizá-las.

O voo 61 da Continental chegou a Newark, um dos três aeroportos que prestam serviço internacional a Nova York, com absoluta normalidade, depois que dois pilotos reservas assumiram o comando do Boeing 777.

O capitão, de 60 anos, morreu por causas naturais e contava com 32 anos de experiência como piloto da Continental. A companhia aérea não quis divulgar a identidade do piloto, mas assegurou que a morte já tinha sido notificada aos parentes.

Há até pouco mais de um ano os pilotos de aviões comerciais só podiam exercer a profissão nos EUA até os 60 anos, mas em dezembro de 2007 foi aprovada uma lei que ampliava a idade de aposentadoria obrigatória desses profissionais para 65.

Um médico que viajava no avião confirmou a morte do piloto, como explicou um porta-voz da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, em inglês), que recebeu a notificação do ocorrido às 10h30 (11h30, Brasília).

Membros da tripulação retiraram o corpo do piloto da cabine para deixá-lo na área de repouso que utilizam durante as horas de voo.

Os passageiros, no entanto, asseguraram à imprensa local ao chegar a aeroporto de Newark que não receberam informações do que havia ocorrido durante o voo.

Dois pilotos reservas que viajavam na aeronave, cumprindo as normas de segurança, assumiram o comando do avião e foram responsáveis pelo que restava das 7 horas e 29 minutos de voo "com normalidade e segurança", como disse a companhia.

Caso parecido
A Continental Airlines já havia sofrido um incidente parecido ao de hoje em janeiro de 2007, quando um piloto do voo 757 entre Houston e Puerto Vallarta (México) morreu após a decolagem, com 210 passageiros a bordo. O avião aterrissou a salvo em um aeroporto do Texas.

Em fevereiro de 2008, um avião da British Airways que tinha saído de Manchester (Reino Unido) e se dirigia a Paphos (Chipre) foi desviado a Istambul quando um dos pilotos morreu.

A nave aterrissou com normalidade sem que nenhum dos 156 passageiros ficasse ferido.

Com agências internacionais

Redação Terra
  1. Lateral da aeronave da Continental que fazia o voo 61 entre Bruxelas e Nova Jersey; o piloto da aeronave morreu em pleno voo e o comando foi assumido por seus auxiliares  Foto: AFP

    Lateral da aeronave da Continental que fazia o voo 61 entre Bruxelas e Nova Jersey; o piloto da aeronave morreu em pleno voo e o comando foi assumido por seus auxiliares

    AFP
    Foto: AFP

  2. Passageiros do voo da Continental 61 embarcam em ônibus no aeroporto de Newark, em Nova Jersey  Foto: AFP

    Passageiros do voo da Continental 61 embarcam em ônibus no aeroporto de Newark, em Nova Jersey

    AFP
    Foto: AFP

  3. Passageira Susan Morgan, de Houston, concede entrevista na chegada ao aeroporto  Foto: AP

    Passageira Susan Morgan, de Houston, concede entrevista na chegada ao aeroporto

    Foto: AP

  4. Passageiro John Cavilia, de Connecticut, responde a perguntas de repórteres na chegada a Newark  Foto: AP

    Passageiro John Cavilia, de Connecticut, responde a perguntas de repórteres na chegada a Newark

    Foto: AP

  5. O Boeing 777 da Continental é descarregado após pousar em segurança no aeroporto de Newark; o piloto da aeronave morreu em pleno voo e o comando foi assumido por seus auxiliares  Foto: AFP

    O Boeing 777 da Continental é descarregado após pousar em segurança no aeroporto de Newark; o piloto da aeronave morreu em pleno voo e o comando foi assumido por seus auxiliares

    AFP
    Foto: AFP

  6. O Boeing 777 da Continental Airlines estacionado em segurança no aeroporto de Newark em Nova Jersey; o piloto da aeronave morreu em pleno voo e o comando foi assumido por seus auxiliares  Foto: AFP

    O Boeing 777 da Continental Airlines estacionado em segurança no aeroporto de Newark em Nova Jersey; o piloto da aeronave morreu em pleno voo e o comando foi assumido por seus auxiliares

    AFP
    Foto: AFP

  7. A cabine do Boeing 777 da Continental que fazia o voo 61 da companhia entre Bélgica e os EUA; o piloto da aeronave morreu em pleno voo e o comando foi assumido por seus axiliares  Foto: AFP

    A cabine do Boeing 777 da Continental que fazia o voo 61 da companhia entre Bélgica e os EUA; o piloto da aeronave morreu em pleno voo e o comando foi assumido por seus axiliares

    AFP
    Foto: AFP

/mundo/foto/0,,00.html