Suspeita-se que a troca de tiros foi iniciada por um grupo local dos chamados Conselhos de Salvação (milícias sunitas que apoiam o Governo no combate aos rebeldes), que teria reagido à detenção de dois de seus líderes.
Fontes do Ministério do Interior disseram à Agência Efe que, embora tenha sido registrado no centro de Bagdá, o tiroteio foi fora da superprotegida Zona Verde, onde ficam muitas embaixadas e as sedes do Governo e do Parlamento.
Os relatos oficiais indicam que um dos feridos é um agente da Polícia. Informações sobre as outras vítimas não foram divulgadas.
A Efe pôde constatar que a troca de tiros se estendeu por várias horas e continuava até a entrada da noite, embora com menos intensidade.
A região, isolada pelas forças militares americanas, teve seu acesso bloqueado também aos jornalistas.
Segundo informações, o tiroteio teve início depois que as forças de segurança detiveram o chefe do Conselho de Salvação do bairro Al-Fadl, Adil al-Mashahadani, e seu subordinado, Suleiman Qaduri.
O porta-voz das operações de segurança em Bagdá, general Qasem Atta, disse que os dois foram detidos em cumprimento a uma ordem de prisão. Porém, o oficial não soube dizer as acusações apresentadas contra ambos.
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.