inclusão de arquivo javascript

 
 

Hamas tomou parte da ajuda para Gaza, diz ONU

04 de fevereiro de 2009 11h59 atualizado às 12h58

A agência das Nações Unidas para os refugiados palestinos (UNRWA) denunciou hoje que a polícia do movimento islâmico Hamas confiscou parte da ajuda humanitária enviada pela comunidade internacional para a população da Faixa de Gaza.

Os agentes da polícia do Hamas levaram ontem "3,5 mil cobertores e 406 porções de comida de um armazém de distribuição em um acampamento de Gaza", diz um comunicado da organização. Este fato, acrescenta a nota, "ocorreu depois que o pessoal da UNRWA rejeitou entregar a ajuda ao Ministério de Assuntos Sociais do Hamas".

Trata-se da ajuda que estava destinada para 500 famílias da área onde se encontra o campo de refugiados de Shati, que, segundo afirma o comunicado, foi atacado por policiais islamitas para levar os materiais "à força".

A agência humanitária, responsável por receber, armazenar e distribuir a ajuda internacional, exigiu que o Hamas a devolva imediatamente para poder entregá-la às famílias que precisam.

A atividade da ONU se concentra nos habitantes dos campos de refugiados na Faixa de Gaza, onde 60% do 1,5 milhão de habitantes está nessa condição. Segundo o comunicado, "a UNRWA tem um estrito sistema e os mecanismos para despachar ajuda a famílias pobres".

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.