Notícias » Mundo » Mundo

 Venezuela votará reeleição ilimitada em 15 de fevereiro
16 de janeiro de 2009 14h41 atualizado às 16h15

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Tibisay Lucena, anunciou nesta sexta que, em 15 de fevereiro, acontecerá o referendo sobre a emenda constitucional para a reeleição ilimitada dos cargos de escolha popular.

Lucena fez o anúncio após receber das mãos da Assembleia Nacional (AN) o projeto de emenda constitucional, que impulsiona o presidente venezuelano, Hugo Chávez, para poder se candidatar à ratificação no cargo, pela terceira vez consecutiva, em 2012.

A presidente da AN, a governista Cilia Flores, entregou ao Poder Eleitoral o projeto de emenda, que o Parlamento venezuelano adotou na quarta-feira e que, segundo a lei, deve ser submetido à consulta popular nos próximos 30 dias.

Em discurso após receber o texto, Lucena confirmou que o referendo será realizado em 15 de fevereiro, mas o Poder Eleitoral, seguindo as normas estabelecidas, agora precisa se reunir antes de proclamar oficialmente a data.

O ato de entrega do texto ocorreu na sede do CNE, à qual a presidente da Assembleia chegou acompanhada por um grupo de deputados governistas, enquanto uma multidão de simpatizantes de Chávez gritavam frases pela permanência do líder no poder.

A AN, de 167 membros, quase todos governistas, aprovou na quarta-feira em segunda discussão o projeto de emenda, e o Poder Eleitoral já anunciou na quinta-feira que a campanha do referendo, se tudo ocorrer conforme o previsto, começaria oficialmente neste sábado e finalizaria em 13 de fevereiro à meia-noite.

A emenda constitucional promovida por Chávez foi rejeitada por parte dos partidos da oposição, que a denunciam como um "engano" e acusam o presidente de querer se perpetuar no poder.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.