A secretária de Estado designada Hillary Clinton disse nesta terça-feira em sua audiência de confirmação do Senado que a administração Barack Obama fará "todos os esforços" para a paz entre israelenses e palestinos.
» Fotos: Israel ataca Faixa de Gaza 
» Israel mostra bombas em escola 
» Há muito a ser feito em Gaza, diz militar
» Saiba · Mapa · Cronologia · Opine · Armas
"O presidente eleito e eu entendemos e somos profundamente compreensivos com o desejo de Israel de se defender nas atuais circunstâncias, e de se livrar dos disparos de foguetes do Hamas", disse Clinton em discurso divulgado por antecedência e que pronunciará perante a Comissão de Relações Exteriores do Senado.
"Ele também se preocupa com os trágicos custos humanitários trazidos pelo conflito no Oriente Médio e da dor e do sofrimento de civis palestinos e israelenses", acrescentou.
A ex-primeira-dama e ex-candidata à eleição presidencial afirmou que os recentemente acontecimentos em Gaza reforçaram a determinação dela e do futuro presidente Obama de buscar um acordo de paz justo e duradouro.
"Vamos empreender todos os esforços para apoiar o trabalho de israelenses e palestinos em busca desse resultado", destacou. Na audiência, ela afirmou também que a melhoria das relações sino-americanas não devem ser um esforço "em sentido único" e depende da atitude de Pequim.
"Desejamos uma relação positiva e de cooperação com a China, no seio da qual nos aprofundaremos e reforçaremos nossas relações num certo número de domínios", disse Hillary, segundo o texto de seu discurso.
"Mas não é um esforço no sentido único. Grande parte do que faremos dependerá das escolhas que a China fizer sobre seu futuro interna e externamente", acrescentou a ex-primeira-dama de 61 anos, nomeada pelo presidente eleito Barack Obama, seu antigo rival nas primárias democratas, para assumir a diplomacia americana.
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.