Sarkozy: Hamas é culpado por sofrimento em Gaza

04 de janeiro de 2009 • 18h10 • atualizado às 18h20

O presidente francês Nicolas Sarkozy afirmou que o movimento islamita Hamas "tem grande responsabilidade no sofrimento dos palestinos de Gaza", em entrevista concedida a três jornais libaneses, e que será publicada nesta segunda-feira.

» Fotos: Israel ataca Faixa de Gaza
» Americanos protestam contra Israel
» Hamas lutará até "último suspiro"
» Olmert: invasão de Gaza era inevitável
» Entenda · Mapa · Cronologia · Opine

"O lançamento da ofensiva terrestre israelense torna ainda mais urgente a necessidade de conseguir um cessar-fogo", afirma Sarkozy aos diários An Nahar, As Safir e L'Orient le Jour, na entrevista.

Sarkozy efetuará nesta segunda e na terça-feira uma turnê pelo Oriente Mèdio, durante a qual visitará Egito, Cisjordânia, Israel, Síria e Líbano.

"Condenamos esta ofensiva junto com nossos parceiros europeus, porque afasta um pouco mais as oportunidades de paz, e porque dificulta o envio de ajuda à população de Gaza. Repetirei às autoridades israelenses que é completamente essencial que deixem passar a ajuda humanitária a Gaza", afirma o presidente Sarkozy.

"Mas, quero frisar que condenamos com a mesma firmeza a continuidade dos disparos de foguetes, que são uma provocação inadmissível", acrescenta Sarkozy na entrevista.

Antes da viagem, Nicolas Sarkozy conversou por telefone sobre a situação na região com os chefes de governo de vários países, entre eles o espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou domingo o Palácio do Eliseu.

Sarkozy se entrevistou sucessivamente com a chanceler alemã Angela Merkel, com o primeiro-ministro turco Recep Tayyip Erdogan e o chefe do governo israelense.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »