inclusão de arquivo javascript

 
 

Talibã ameaça atacar França se tropa não deixar Afeganistão

17 de novembro de 2008 23h00 atualizado em 04 de dezembro de 2008 às 12h55

Um chefe militar talibã ameaçou realizar ações terroristas contra Paris caso a França não retire seus militares do Afeganistão, aponta um vídeo divulgado pela rede de televisão árabe Al-Arabiya.

No vídeo, que a Al-Arabiya não divulga como e quando obteve, o líder talibã também reivindica a operação, em agosto passado, que matou 10 soldados franceses no Afeganistão.

O líder talibã, identificado apenas como Farouq e que é dublado em árabe, proclama que os franceses terão "nossa resposta em Paris" se suas tropas não forem retiradas do Afeganistão.

A França, que participa da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), da Otan, e da operação americana Enduring Freedom, tem 2,6 mil homens no Afeganistão e cerca de 700 nos países vizinhos.

O líder talibã reivindica no vídeo a operação de 18 de agosto passado que deixou 10 mortos e 21 feridos entre as forças francesas em uma zona a 60 km de Cabul, a capital afegã.

A ação já era atribuída aos talibãs e a imprensa francesa publicou fotos de talibãs com uniformes de soldados franceses mortos em combate.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nas imagens, líder exige que franceses saiam do Afeganistão; caso contrário, Paris ouvirá resposta dos extremistas