inclusão de arquivo javascript

 
 

Al-Qaeda está pronta para atentado, dizem EUA

26 de maio de 2004 15h12

Cinegrafista filma fotos de supostos terroristas procurados pelo FBI. Foto: AP

Cinegrafista filma fotos de supostos terroristas procurados pelo FBI
Foto: AP

O secretário de Justiça dos EUA, John Ashcroft, afirmou hoje que a Al-Qaeda "está quase pronta" para lançar um grande atentado terrorista contra o país. Em entrevista coletiva, Ashcroft e o diretor do Escritório Federal de Pesquisa (FBI), Robert Mueller, também apresentaram fotografias dos sete suspeitos, entre eles Aafia Siddiqui e Adnan El Shukrijumah, de estarem preparando um atentado em território americano.

Ashcroft disse acreditar que a Al-Qaeda pode tentar praticar atentados contra alguns eventos de grande magnitude que acontecerão nos EUA nos próximos meses, como a cúpula do Grupo dos Oito (G-8) de junho e as convenções eleitorais dos grandes partidos, em julho e agosto próximos.

Ashcfrot lembrou os atentados perpetrados em Madri no dia 11 de março e a posterior retirada de tropas espanholas do Iraque, e indicou que a organização terrorista Al-Qaeda "pode perceber que um ataque em grande escala contra os EUA este verão ou outono pode levar a conseqüências similares". Os ataques teriam como objetivo influir no resultado das eleições presidenciais de novembro, tal como ocorreu na Espanha. Os atentados de Madrid deixaram 192 mortos e mais de 1,5 mil feridos.

A CNN afirmou ontem que o FBI emitirá hoje uma alerta aos seus 18 mil escritórios em todo o país. A instituição também passou uma série de normas a todos os efetivos de segurança. Eles devem suspeitar de quem estiver com casacos grandes em pleno verão e têm que estar atentos a cheiros de produtos químicos. Os agentes também terão que levar em conta a possibilidade de os terroristas suicidas estarem vestidos de policiais, com uniformes roubados, e as mulheres grávidas também não estarão livres de suspeita.

Redação Terra

Seis homens e uma mulher estariam preparando um atentado terrorista em território americano