Irã: líder nega que povo de Israel seja "amigo"

20 de julho de 2008 • 15h14 • atualizado às 17h09

O vice-presidente para Assuntos Culturais e Turísticos do Irã, Esfandiar Rahim, negou neste domingo ter qualificado o povo israelense de "amigo" do país, como informaram veículos de comunicação iranianos e internacionais.

"Não disse isso. Disse que os iranianos não são inimigos de ninguém", disse Rahim em Teerã, segundo a agência de notícias Irna.

A agência Fars e o jornal Etimad informaram que Rahim, um aliado do presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, disse em uma recente reunião com especialistas em turismo em Teerã que o povo israelense é "amigo" do Irã.

A notícia foi transmitida pela imprensa árabe e internacional como a primeira declaração, assim, de um alto responsável iraniano sobre Israel, país que Teerã não reconhece.

Desde que chegou ao poder no Irã, em 2005, Ahmadinejad criticou Israel repetidamente, expressou dúvidas sobre o Holocausto, e é conhecido por afirmações sobre o "próximo desaparecimento" do Estado judeu.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »