O vice-presidente da Colômbia, Francisco Santos, afirmou que não se deve temer a reeleição do presidente colombiano, Álvaro Uribe, que já foi reafirmado no cargo em 2006, em declarações publicadas nete domingo pela imprensa local.
» Uribe confirma reunião com Chávez
» Farc iriam seqüestrar filhos de Uribe
» Uribe e ex-deputada trocam acusações
"O que se ouve em todo o país é que o povo quer que Uribe seja reeleito", afirmou o vice-presidente ao jornal El País, de Cali, e acrescentou que a reeleição não fere a democracia caso haja controle, e a democracia colombiana é controlada.
Santos considerou que a reeleição não prejudicou a democracia dos Estados Unidos quando Franklin Delano Roosevelt presidiu o país entre 1933 e 1945, nem no Reino Unido quando a primeira-ministra Margaret Thatcher assumiu.
Ele afirmou que não causou mal à Inglaterra, onde Margaret Thatcher ficou 11 anos no poder (de 1979 a 1990), numa época em que o país estava arrasado. Já Roosevelt assumiu o comando dos EUA e enfrentou uma depressão econômica e uma guerra.
Uribe não confirmou ou negou uma possível candidatura à segunda reeleição, mas vários grupos políticos que o respaldam promovem essa possibilidade para que não sejam alterados os programas de governo, como o da "segurança democrática".
O vice-presidente indicou que se Uribe não for o candidato nas eleições de 2010, haverá outras pessoas, como o ex-presidente César Gaviria (1990-94), que foi secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e que esta semana não rejeitou a possibilidade.
Também citou seu primo como possível candidato, o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos.
A reeleição presidencial foi introduzida na Colômbia em 2005, por meio de uma reforma constitucional aprovada por uma estreita margem no Congresso.
A reforma foi salva graças ao voto depositado na última hora pela ex-parlamentar Yidis Medina, presa em abril acusada de suborno e que afirma que ter recebido regalias em troca de sua decisão.

- EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.


Assista agora »
Assista agora »

