| Mundo |
| Últimas notícias |
| Fotos |
| Vídeos |
| América Latina |
| Ásia |
| EUA |
| Eleições nos EUA |
| Europa |
| Oriente Médio |
| Jornais |
| Terra TV Mundo |
Atualizada às 10h30
Os ministros de Exteriores de 18 países da Liga Árabe pediram hoje que os libaneses se contenham, evitem qualquer tipo de violência e apliquem a iniciativa árabe que oferece uma solução para a crise do Líbano.
Os ministros fizeram essa chamada durante uma reunião extraordinária na sede da Liga Árabe no Cairo, convocada para buscar uma saída para a crise libanesa, agravada após os confrontos iniciados na quarta-feira entre partidários da maioria e simpatizantes da oposição libanesa.
As sessões de hoje não contaram com a presença do ministro de Assuntos Exteriores sírio, Walid al-Moualem, já que o representante deste país na Liga Árabe, Youssef al-Ahmad, anunciou ontem que ele mesmo representaria a Síria, sem dar explicações.
Na abertura das sessões, o ministro de Exteriores de Djibuti, Mahmoud Ali Youssef, afirmou que, "diante da gravidade da situação e da continuação das divergências entre a maioria e a oposição, somos obrigados a tratar as medidas necessárias para enfrentar o fantasma da guerra civil e fazer com que os libaneses voltem ao diálogo".
Youssef, cujo país está na Presidência rotativa na Liga Árabe em nível ministerial, disse que "é preciso utilizar o diálogo, em vez da linguagem das armas, para resolver as diferenças políticas".
Os ministros insistiram também em que a iniciativa árabe é a única proposta para resolver a crise libanesa.
Essa iniciativa propõe a escolha imediata de um presidente para o Líbano, a formação de um Governo de união nacional e a reforma da lei eleitoral.
EFE
Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
Busca
Busque outras notícias no Terra: