inclusão de arquivo javascript

 
 

Vaticano abre arquivos de julgamento de Templários

03 de outubro de 2007 14h13 atualizado às 14h48

O Vaticano abriu seus arquivos secretos e publicará um inédito e exclusivo volume que reúne todos os documentos de um dos grandes julgamentos da história, o que representou o fim da Ordem dos Templários. No dia 25 de outubro, o Arquivo do Vaticano apresentará 799 fiéis reproduções do "Processus contra Templarios", as atas do processo da Inquisição contra os Cavaleiros do Templo no início do século XIV.

A publicação da obra faz parte da iniciativa "Exemplaria Praetiosa", que consiste na produção de exemplares com tiragem limitada de obras exclusivas conservadas nos Arquivos Vaticanos. O projeto prevê a publicação de reproduções fiéis, com todo o luxo de detalhes, desde o uso do pergaminho aos selos dourados, de documentos de grande importância histórica.

O documento agora reproduzido será o "Processus contra Templarios", a ordem religiosa cujas origens se situam em Jerusalém, por volta de 1119, e que acabou sendo suprimida por Clemente V em 1314 após um longo julgamento.

Participarão da apresentação o Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana, Raffaele Farina, o prefeito regional do Arquivo Secreto Vaticano, Sergio Pagano, e especialistas como o historiador Franco Cardini e o arqueólogo e escritor Valerio Massimo Manfredi.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.