inclusão de arquivo javascript

 
 

Peres afirma que será presidente de "todos"

13 de junho de 2007 10h51 atualizado às 11h37

O presidente eleito de Israel, Shimon Peres, disse hoje que será "presidente de todos os israelenses", sem distinção de origem étnica, crenças religiosas ou ideais políticos.

» Peres é eleito presidente de Israel
» Conheça a biografia de Shimon Peres

"A partir deste momento, serei o representante de todos, sem nenhuma diferença", afirmou Peres, em breve cerimônia no Parlamento, após a votação no plenário na qual foi eleito nono presidente de Israel.

Após declarar-se um eterno "otimista", acrescentou que "o que Israel fez em 60 anos nenhum outro país fez, nem nenhum outro povo", e afirmou que nunca perdeu a esperança de resolver todos os desafios que seu país tem pela frente.

"Espero poder defender essa esperança, porque nunca a perdi, acho que todos juntos poderemos levar Israel a superar os desafios, e, por todos, me refiro a judeus e árabes, esquerda e direita, drusos, circassianos e todas as outras minorias".

Peres foi eleito hoje presidente do Estado de Israel por 86 votos a favor, 23 contra e 8 abstenções.

O veterano político, de 83 anos, precisou de duas voltas para obter a vitória, já que na primeira só obteve 58 dos 61 votos a favor necessários para ser declarado presidente.

Para o segundo turno, os outros dois candidatos, Reuven Rivlin (Likud) e Colette Avital (Partido Trabalhista), retiraram suas candidaturas, por isso Peres foi eleito em uma votação unipessoal de "a favor" ou "contra".

Nos próximos dias, o chefe eleito do Estado israelense deverá deixar o Parlamento - no qual esteve por 48 anos ininterruptos - e também o partido no qual milita desde novembro de 2005, o Kadima.

Analistas políticos consideraram que a eleição de Peres, que já tinha tentado a Presidência em 2000 como membro do Partido Trabalhista, também é uma vitória do primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, líder do Kadima.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.