Notícias » Notícias

 Canadá: casais compram óvulos ilegalmente na Internet
30 de abril de 2007 18h53 atualizado às 19h13

Em sua ânsia de iniciar uma família, casais canadenses estão comprando, ilegalmente, óvulos humanos na Internet, revelou uma investigação da emissora pública CBC. O Canadá tornou ilegal a compra de óvulos em 2004, como parte de uma medida para evitar a clonagem humana.

Os condenados pagam multa de até US$ 450 mil ou cumprem penas de 10 anos de prisão. No entanto, não é ilegal para as mulheres venderem seus óvulos. Seis mulheres canadenses que anunciaram seus óvulos na Internet disseram que estão dispostas a se submeter a um tratamento capaz de produzir até 20 óvulos em troca de uma taxa de US$6.300. Elas reconheceram que mentem a seus médicos sobre serem pagas para se submeter a estes procedimentos.

Apesar da dura penalidade, as doadoras de óvulos não-identificadas disseram que se sentem compelidas a ajudar casais sem filhos e alegaram que as taxas que cobram são simplesmente uma "compensação justa" pelo que os tratamentos de fertilidade representam para sua saúde.

AFP
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.