Notícias » Mundo » Mundo

 ONU apóia conferência mundial de paz no Iraque
28 de fevereiro de 2007 19h22 atualizado às 20h03

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou hoje seu apoio à conferência internacional de paz, que reunirá os cinco membros do Conselho de Segurança (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China) e os países vizinhos do Iraque.

Assim indicou sua porta-voz, Michelle Montas, que assinalou que a reunião, que será realizada em Bagdá, no dia 10 de março, contará ainda com a presença de Síria e Irã.

O representante especial da ONU para o Iraque, Ashraf Jehangir Qazi, será o enviado do organismo multilateral à cúpula.

"O secretário-geral espera que os participantes da reunião preparatória se centrem nos passos urgentes necessários para reduzir a violência no Iraque, e ajudar a estabilizar a situação na região", afirmou Montas.

Além de Irã e Síria, o Governo iraquiano também convidou oficialmente Turquia, Arábia Saudita, Kuwait e Egito, assim como representantes da Organização da Conferência Islâmica e da Liga Árabe.

"A reunião segue a linha do pedido feito pela ONU, para que sejam unificados os esforços internacionais, regionais e nacionais em apoio ao Governo do Iraque", acrescentou a porta-voz.

Segundo um comunicado do escritório do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, a conferência tem como objetivo estudar fórmulas para tirar o país da atual situação de crise que atravessa.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.