Suíça tem calor mais forte em 139 anos: 41,5°C

12 de agosto de 2003 • 12h58 • atualizado às 13h32
Fazendeiro trabalha com chapéu improvisado em Giswil Foto: AP
Fazendeiro trabalha com chapéu improvisado em Giswil
12 de agosto de 2003
Foto: AP

A Suíça registrou ontem a temperatura de 41,5ºC em Grono (cantão de Grisones, no sudeste) um recorde histórico de calor só divulgado hoje. Pela primeira vez nos 139 anos em que são feitas as medições de temperatura, o país superou os 40°C.

O recorde anterior, de 39ºC, fora registrado na Basiléia (norte), em 1952. O serviço meteorológico suíço só divulgou a informação hoje porque a estação de Grono não é automática - transmite os dados a cada dez minutos - mas manual: um colaborador do serviço recolhe os dados todos os dias e os transmite no dia seguinte à central. A estação de Grono fica numa um pouco mais alta que os outros centros meteorológicos, por isso, para que os dados sejam perfeitamente comparáveis, é preciso descontar 0,5ºC.

O calor no país não só bateu recordes, mas também causou a morte de milhares de animais. Mais de uma tonelada de peixes morreram nos últimos dias na parte leste do rio Rin devido ao forte calor. O baixo nível das águas e seu aquecimento são as principais causas deste fenômeno, que foi qualificado como "mini catástrofe ecológica" pelos especialistas.

Segundo os dados oficiais, o nível do lago Constanza baixou para 3,02 metros, o que significa uma queda de oito centímetros em apenas uma semana. O nível mais baixo da história foi registrado há 150 anos com 2,92 metros.

Por causa das elevadas temperaturas que estão assolando toda a Europa, o rio Rin não só tem menos água, mas alcançou também uma temperatura de 27 graus centígrados. Os peixes não suportam temperaturas tão altas e milhares deles estão morrendo há mais de uma semana, os pescadores da região já recolheram mais de uma tonelada de peixes mortos, segundo a Federação de Pescadores de Shaffhausen.

AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »