Notícias » Notícias

 Bush diz que é contra casamento entre homossexuais
30 de julho de 2003 14h27 atualizado em 31 de julho de 2003 às 11h39

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, defendeu hoje a aprovação de uma lei que defina o casamento como a união entre um homem e uma mulher e descartou a possibilidade de legalizar o casamento homossexual. "Acho que o casamento é entre um homem e uma mulher, e acho que deveríamos registrá-lo de uma maneira ou outra. Por isso, temos os advogados vendo a melhor maneira de fazer isso", disse Bush em entrevista coletiva nos jardins da Casa Branca.

O presidente norte-americano lançou mão, no entanto, de sua filosofia de "conservadorismo condolente" e afirmou que "todos são pecadores, e isso é algo que todos devem estar conscientes". "Acho importante que nossa sociedade respeite cada indivíduo e que receba o próximo com bom coração", acrescentou Bush.

O presidente sempre foi contrário ao casamento entre homossexuais, mas neste mês rejeitou impor uma proibição constitucional a esse tipo de união, como propõem os republicanos, mas defendeu a lei que define casamento como união heterossexual. A iniciativa da maioria republicana no Congresso responde a uma decisão prévia do Supremo Tribunal, que revogou uma lei do estado do Texas que punia as relações homossexuais. Os republicanos consideraram que a anulação poderia abrir caminho para casamentos gays.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.