Viagra salva a vida de dois recém-nascidos em Taiwan

08 de novembro de 2006 • 15h14 • atualizado às 15h20

O remédio Viagra, usado para combater a disfunção erétil, salvou a vida de dois recém-nascidos com hipertensão pulmonar na cidade de Taichung, em Taiwan.

"O relaxamento dos músculos lisos pelo efeito do Viagra foi fundamental para salvar os recém-nascidos", disse hoje o pediatra Lin Hong-chin, do Hospital da Universidade Médica Chinesa.

Os dois bebês sofrem de hérnia diafragmática na membrana esquerda entre as cavidades torácica e abdominal, o que causa um dano congênito ao coração e ao pulmão esquerdo.

Depois do parto, os recém-nascidos apresentaram sérias dificuldades respiratórias e foram transferidos para a unidade de cuidados intensivos para receber tratamento com óxido nítrico, a fim de ajudá-los a relaxar os músculos lisos nos vasos capilares e assim aliviar a pressão arterial, explicou Lin.

O custo do tratamento diário com óxido nítrico supera US$ 183, por isso o médico se sentiu na obrigação de buscar uma alternativa para que os pais dos bebês pudessem pagar a internação.

Lin se lembrou de um artigo sobre o uso do Viagra no Hospital Pediátrico de Denver (EUA) para ajudar uma criança com hipertensão arterial, e então decidiu usar o remédio com os recém-nascidos.

Os músculos lisos, também chamados viscerais ou involuntários, se localizam nos aparelhos reprodutor e excretor, nos vasos sanguíneos, na pele e nos órgãos internos.

EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
Enviar para amigos
Fechar por:
Enviar para amigos
Fechar por:

Imprimir

Fechar
Mais vistos

Notícias

  1. Carregando...
leia mais notícias »