De um solitário selecionado do Suriname aos 1.298 escolhidos no Peru - o país com o maior número de favorecidos - todos devem cumprir uma série de requisitos. Porém, a história mostra que um grande número de pessoas não consegue obter uma residência, informaram autoridades consulares.
Cada vencedor deve provar que completou o nível secundário ou seu equivalente ou ter, pelo menos, dois anos de experiência recente num emprego que exija, no mínimo, dois anos de treinamento. Os trâmites devem ser cumpridos entre 31 de outubro de 2003 e 30 de setembro de 2004.
Os eliminados, assim como os milhões de pessoas que não tiveram sorte este ano, podem se candidatar para a loteria de 2005. As datas de participação e outros detalhes serão divulgados em agosto deste ano.
Prevendo muitos fracassos, as autoridades sempre convidam um número muito maior de pessoas para garantir o preenchimento da cota de 50 mil. Um total de 111 mil postulantes foi convidado este ano, precisou uma fonte do Departamento de Estado.
Para a "loteria" de 2004 as inscrições foram de 7 de outubro de 2002 até 6 de novembro do mesmo ano. Durante esse período, o Departamento de Estado aceitou pedidos de candidatura de 7,3 milhões de pessoas e descartou outras 2,9 milhões solicitações.
O objetivo da "loteria dos vistos" é diversificar a imigração, dando oportunidade a pessoas de países mal representados no processo regular, que concede a cada ano entre 850 mil e um milhão de vistos de residência permanente. Os países da região excluídos do processo de 2004 foram: Canadá, Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Haiti, Jamaica e México.
AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.