SADDAM HUSSEIN

Saddam Hussein nasceu no dia 28 de abril de 1937 no vilarejo de Al-Qja, logo ao sul de Tikrit, cidade localizada ao norte de Bagdá. Ativista no agora proibido partido árabe socialista Baath, Hussein foi sentenciado à pena de morte em 1959 por conspirar para o crime do líder iraquiano Abdul Karim Qassem, mas conseguiu escapar da execução. Ele era uma das principais figuras do Baath quando a organização tomou o controle do Iraque após o golpe militar de 1968. Saddam chegou à presidência 11 anos depois.

Na frente doméstica, Saddam impôs uma visão secular para o país e se apresentava como um líder árabe que faria frente ao vizinho Irã - uma teocracia muçulmana, mas não árabe -, e era brutal com seus opositores. Ele era considerado responsável pela morte de dezenas de milhares de curdos na campanha "Anfal" e de até 100 mil pessoas que fizeram parte do levante contra seu regime após a guerra do Golfo de 1991, além de outros massacres.

No âmbito internacional, lutou em uma longa, custosa e sangrenta guerra contra o Irã (1980-1988) com a vista grossa por parte das potências ocidentais e logo invadiu o Kuwait (1990) antes de ser expulso por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos. Foram impostas sobre o Iraque duras sanções econômicas e um embargo comercial.

Saddam já era um pária internacional com a invasão de 2003 e foi capturado em dezembro daquele ano, quando se escondia em uma fazenda. Ele foi condenado à morte em 2006 e enfocardo em dezembro.

FONTE: AFP