Ana Cecilia Peña Nieto, a mais nova entre os três irmãos do atual presidente do México, foi nomeada para um cargo público no governo de Enrique Peña Nieto no Estado do México.

Carlos Menem, presidente da Argentina entre 1989 e 1999, tinha o apoio do irmão Eduardo Menem, presidente do Senado durante esses 10 anos de governo.

Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, colocou os seus sete filhos em postos-chave no governo e em meios de comunicação.

Equador não tem primeira-dama. O presidente Rafael Correa considera o cargo considera “sexista”, “ilegítimo” e discriminatório com as demais mulheres.
Esther Morales saiu chorando de uma reunião com o irmão, o presidente da Bolívia Evo Morales, após ter negado seu pedido para ser primeira-dama. Evo também considera o cargo “um insulto para a mulher”.

Fabricio Correa é um dos principais críticos e opositores ao governo do irmão, o presidente do Equador Rafael Correa.
Fidel Castro tem nove filhos, mas reconhece oito. O primogênito, Fidel Castro Díaz-Balart, o “Fidelito”, é assessor do Conselho de Estado para Assuntos Nucleares. É o único que faz política.

Hugo de los Reyes Chávez, pai do ex-presidente da Venezuela, foi eleito governador de Barinas em novembro de 1998, um mês antes de o filho ganhar as presidenciais.

José “Pepe” Mujica e a mulher Lucía Topolansky eram guerrilheiros que lutaram contra a ditadura no Uruguai. Ambos foram presos e torturados.

Keiko, filha de Alberto Fujimori e posterior candidata à presidência do Peru, foi a mais jovem primeira-dama da história do país durante a presidência do pai.

Sandra Torres se divorciou no papel do então presidente da Guatemala Álvaro Colom, para tentar ser sucedê-lo no cargo nas eleições de setembro de 2011. A candidatura foi impugnada.

Xiomara Castro de Zelaya, mulher do ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya, será candidata à presidência do país em novembro de 2013 por um partido fundado pelo casal.