PUBLICIDADE

Mundo

Independentistas anunciam expulsão de jihadistas de duas cidades no Mali

28 jan 2013 - 13h31
(atualizado às 13h46)
Compartilhar

O Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA), de caráter independentista, informou nesta segunda-feira que expulsou os combatentes salafistas do grupo jihadista Ansar al Din das cidades de Kidal e Tenwaztine, no extremo norte do Mali.

Ouvido pela agência mauritana "Saharamedias", o "responsável de relações exteriores" do MLNA, Attay Ag Mohammed, disse que seus homens avançam rumo a Menaka, perto da fronteira com o Níger.

No entanto, não está claro qual foi o grau da contribuição real do MLNA nos combates de Kidal, onde a aviação francesa bombardeou ontem alguns alvos salafistas, entre eles a casa de Iyad Ag Ghali, líder do Ansar al Din.

O MLNA esteve brevemente ligado à Ansar al Din quando declarou a independência de Azawad (parte nordeste e desértica do Mali) em abril do ano passado, mas seu caráter laico fez com que os salafistas em breve desfizesse a parceria com o movimento tuaregue e o relegasse ao norte do Mali.

Nos últimos meses, o MLNA se ofereceu como aliado ao governo malinês em sua luta contra os salafistas, amenizando seu discurso independentista, mas exigindo direitos para os tuaregues no futuro Mali, assim que terminar a guerra.

EFE   
Compartilhar
Publicidade