PUBLICIDADE

Mundo

Imigrantes ilegais morrem em naufrágios a caminho da Europa

Embarcações afundaram perto da Ilha de Malta a na costa da Líbia

15 set 2014 - 14h06
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Das cerca de 250 pessoas a bordo do barco na Líbia, apenas 36 foram resgatadas
Das cerca de 250 pessoas a bordo do barco na Líbia, apenas 36 foram resgatadas
Foto: AFP

Centenas de imigrantes ilegais morreram em dois naufrágios quando tentavam chegar à Europa vindos da África, informaram nesta segunda-feira o governo da Líbia e a Organização Internacional da Imigração.

No primeiro deles, ocorrido na quinta-feira, até 500 pessoas podem ter morrido em uma embarcação que afundou perto da Ilha de Malta, no Mediterrâneo.

A Organização Internacional de Imigração citou dois sobreviventes palestinos, que alegam que traficantes afundaram de propósito o barco após uma discussão a bordo. As autoridades maltesas ainda não comentaram o incidente.

No segundo incidente, ocorrido no domingo, um barco que teria cerca de 250 pessoas a bordo afundou na costa da Líbia, próximo à cidade de Toujura, a leste da capital, Trípoli.

De acordo com o porta-voz da Marinha líbia, Ayub Qassem, 36 pessoas foram resgatadas, entre eles uma mulher grávida. "Há muitos corpos boiando no mar", disse Qassem.

Caos político

No último ano, houve uma grande saída de imigrantes da Líbia, onde traficantes de pessoas estão se aproveitando do caos político no país, onde milícias rivais estão em conflito.

A Marinha e a Guarda Costeira têm poucos recursos e precisam com frequência pegar barcos emprestados de pescadores e de outras agências.

Qassen disse que a maioria dos imigrantes eram africanos e muitos eram mulheres.

Este é o quarto naufrágio de um barco com imigrantes saído da Líbia no último mês.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade