PUBLICIDADE

Mundo

Imagens mostram aumento de atividade em plataforma de mísseis norte-coreana

27 nov 2012 - 22h00
Compartilhar

Imagens de satélites comerciais mostram um aumento de atividade em uma plataforma de lançamento de mísseis no litoral ocidental da Coreia do Norte, o que poderia indicar a preparação para o lançamento de um projétil de longo alcance em questão de semanas.

As fotos foram feitas no dia 23 de novembro e mostram a plataforma de lançamento de Sohae (Coreia do Norte), às margens do Mar Ocidental (Mar Amarelo), com um nível de atividade "consistente com preparações para um lançamento", indicou a empresa de satélites DigitalGlobe em seu site.

Essa análise se baseia na similaridade com as preparações realizadas antes do lançamento em abril deste ano de um foguete, que supostamente tentava pôr em órbita um satélite, e que Coreia do Sul e Estados Unidos consideram que serviu para mascarar um teste de um míssil de longo alcance.

As imagens mostram movimentos de caminhões, pessoas e possíveis tanques utilizados para carregar de combustível as fases de um foguete Unha-3 como o de abril, que na prática usou a tecnologia de um míssil de longo alcance Taepodong-2.

No entanto, nas fotos não se vê nenhum foguete ou míssil na plataforma de lançamento.

O porta-voz do Pentágono, George Little, evitou comentar detalhes de informação de inteligência referente à Coreia do Norte, mas instou o regime de Pyongyang a ater-se às resoluções do Conselho de Segurança da ONU, que lhe impedem de realizar atividades relacionadas com mísseis. EFE

jmr/rsd

EFE   
Compartilhar
Publicidade