PUBLICIDADE

Mundo

Hospitalização do príncipe Philip ofusca Jubileu de Elizabeth II

Compartilhar

LONDRES, 4 Jun 2012 (AFP) -A hospitalização nesta segunda-feira do príncipe Philip por uma infecção na bexiga ofuscou o Jubileu de Diamante de Elizabeth II, que se iluminará, para seu terceiro dia, com mais de 4.000 tochas acesas no mundo todo e vibrará ao som de Paul McCartney e Elton John.

Em um comunicado, o palácio de Buckinham afirmou que o duque de Edimburgo, que completará 91 anos no próximo domingo, foi internado como "medida preventiva depois de sofrer uma infecção na bexiga, que está sendo tratada". E informa que deverá permanecer hospitalizado "sob observação durante vários dias".

No domingo, o duque acompanhou a rainha na embarcação real que liderou a histórica procissão no Tâmisa por ocasião do 60º aniversário de sua ascensão ao trono, sob uma intensa chuva e temperaturas quase invernais.

Na noite desta segunda-feira também deveria acompanhá-la ao megashow previsto em frente ao palácio de Buckingham, sua residência oficial em Londres. Ele não poderá estar presente, e se sente "compreensivelmente decepcionado", afirma o Palácio.

Stevie Wonder, Shirley Bassey, Tom Jones, Annie Lennox, Robbie Williams, Kylie Minogue, JLS ou Jessie J são, além de Paul McCartney e Elton John, alguns dos artistas convidados a um percurso musical por seis décadas de reinado que começará às 19h30 (15h30 de Brasília).

A monarca assistirá aos shows acompanhada pelos mais jovens da família, William e Kate, e poe Harry, e compartilhará este evento com 10.000 privilegiados eleitos por sorteio que já aproveitam um piquenique nos jardins do palácio nesta tarde fria e cinzenta, mas sem chuva.

O grupo britânico Madness se reunirá excepcionalmente para interpretar sua famosa música "Our House" no telhado da residência oficial da soberana, onde há 10 anos o guitarrista do Queen Brian May tocou uma memorável versão do hino nacional "God Save the Queen".

No fim do show, às 21h30 GMT (18h30 de Brasília), Elizabeth II acenderá do palco a tocha nacional, situada na The Mall.

Esta será uma das últimas que devem ser acesas em sua homenagem, e que se soma às acesas de Tonga (Polinésia Ocidental) às ilhas Malvinas (Atlântico Sul), passando pelo hotel do Quênia onde a então jovem princesa foi informada da morte de seu pai no dia 6 de fevereiro de 1952.

A soberana abriu no começo da tarde seus jardins para as 10.000 pessoas que ganharam o convite e para centenas de representantes de organizações beneficentes, para um piquenique preparado pelo famoso chef britânico Heston Blumenthal e pelo cozinheiro real Mark Flanagan.

Os festejos terminarão na terça-feira com uma missa de ação de graças na catedral de St. Paul, um percurso da rainha em carruagem pelo centro de Londres e uma aparição no balcão do Palácio.

ra/erl/ma

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade