PUBLICIDADE

Mundo

Homens-bomba atacam mina e quartéis e matam 22 no Níger

23 mai 2013 - 09h46
(atualizado às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários

Homens-bomba atacaram na quinta-feira quartéis militares e uma mina da empresa nuclear francesa Areva, no Níger, matando ao menos 18 soldados e ferindo vários outros, em incidentes que mostram que a ação de militantes islâmicos está se espalhando pela África Ocidental.

Fontes militares e autoridades locais disseram que, além dos soldados, quatro militantes islâmicos morreram em confrontos depois da explosão de um carro-bomba no quartel de Agadez, maior cidade do norte do Níger.

A Areva disse que pelo menos 13 funcionários seus ficaram feridos em outro atentado ocorrido mais ou menos na mesma hora na mina de urânio de Somair, na localidade de Arlit, no desértico norte nigerino.

Um porta-voz governamental atribuiu os ataques a militantes da Al Qaeda do Magreb Islâmico ou a um grupo dissidente, o Mujao, que no ano passado dominou parte do vizinho Mali, antes de ser expulso por forças francesas.

"São terroristas que realizaram os ataques suicidas em Agadez e Arlit", disse o porta-voz . "Os terroristas - não sei ao certo se foi a AQIM ou o Mujao - se infiltraram nessas cidades, e as forças de segurança foram mobilizadas e estão vasculhando a área."

Esse foi o primeiro atentado suicida no Níger desde a operação militar francesa que fez os militantes fugirem do Mali para países vizinhos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade