PUBLICIDADE

Oriente Médio

Homem que atacou 6 em parada gay já tinha sido preso em 2005

Parada continuou após os feridos serem levados ao hospital, sob protestos pedindo o fim da violência

30 jul 2015 - 20h38
(atualizado às 21h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Yishai Schlissel, judeu ultraortodoxo, havia sido libertado três semanas atrás. As vítimas de 2005 também foram esfaqueadas
Yishai Schlissel, judeu ultraortodoxo, havia sido libertado três semanas atrás. As vítimas de 2005 também foram esfaqueadas
Foto: Twitter

O homem preso após esfaquear seis pessoas na Parada Gay de Jerusalém, nesta quinta, já havia sido condenado a 12 anos de cadeia por atacar três participantes do mesmo evento em 2005, afirmou um porta-voz da polícia israelense.

Yishai Schlissel, judeu ultraortodoxo, havia sido libertado três semanas atrás. As vítimas de 2005 também foram esfaqueadas.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Testemunhas disseram ao jornal que o agressor surgiu atrás de participantes da parada e começou a atacá-los enquanto gritava, até que foi contido por um policial.

Imagens mostram Schlissel tirando a faca de seu casaco e apontando-a para cima antes de esfaquear um grupo de jovens.

Yishai Avior, participante do evento, afirmou a uma rede de TV local que ouviu gritos e viu três pessoas no chão, sangrando. "Todos começaram a correr para se proteger", disse. "Em pânico e em choque."

A parada continuou após os feridos serem levados ao hospital, sob protestos pedindo o fim da violência.

Segundo o serviço de ambulância de Jerusalém, duas das vítimas estão gravemente feridas.

Segundo participantes da Parada Gay, Yishai Schlissel gritava enquanto esfaqueava as vítimas
Segundo participantes da Parada Gay, Yishai Schlissel gritava enquanto esfaqueava as vítimas
Foto: BBC

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, condenou os ataques, que definiu como um "incidente grave".

"No Estado de Israel, a liberdade de escolha é um dos valores básicos. Nós devemos assegurar que todo homem e toda mulher vivam em segurança, independentemente do caminho que escolham. É como nós atuamos no passado e como vamos continuar atuando. Aos feridos, desejo que se recuperem rápido", afirmou.

Segundo o presidente Reuven Rivlin, o ataque foi um "terrível crime de ódio". "Não podemos permitir tais crimes e devemos condenar quem os comete e quem os apoia."

A Parada Gay de Jerusalém é, há anos, motivo de tensão entre a maioria secular e as comunidades de judeus ortodoxos.

Apesar da hostilidade dos ultraortodoxos, Israel é considerado um Estado avançado em relação aos direitos dos gays. O país revogou a proibição de relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo em 1988.

Veja as principais notícias de 30/07 no Brasil e no mundo:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade