PUBLICIDADE

Mundo

Hollande vê início de movimento global da esquerda

Compartilhar

PARIS, França, 6 Mai 2012 (AFP) -O socialista François Hollande afirmou neste domingo que sua vitória nas eleições presidenciais francesas marca o início de "um movimento que se ergue em toda a Europa" e pelo mundo em busca dos valores de esquerda, ao discursar para milhares de pessoas na Praça da Bastilha, em Paris.

"Vocês são muito mais que um povo que quer a mudança, são um movimento que se levanta por toda a Europa e, talvez, por todo o mundo para promover nossos valores, nossas aspirações e nossas exigências de mudança".

"Vamos nos lembrar, pelo resto de nossas vidas, deste grande encontro aqui na Bastilha, que irá inspirar outros povos, de toda a Europa, para a mudança que se anuncia", disse Hollande com voz rouca.

"Em todas as capitais, além dos chefes de Estado e de Governo, há pessoas que graças a nós têm esperança, nos olham e querem terminar com a austeridade", afirmou.

"Também quero pedir que não abandonem a mobilização. Há muito o que fazer nos próximos meses, e para começar, dar a maioria ao presidente da República", disse Hollande, referindo-se às eleições legislativas de 10 e 17 de junho.

A Praça da Bastilha foi o local onde há 31 anos a esquerda francesa celebrou a vitória do socialista François Mitterrand, presidente de 1981 a 1995.

Mais cedo, ao discursar em seu feudo eleitoral de Tulle, no centro da França, Hollande afirmou estar "ciente de que toda a Europa nos observa". "Na hora em que o resultado foi anunciado, tive a certeza que em diversos países europeus houve um sentimento de alívio e de esperança, de que, por fim, a austeridade não deve ser mais uma fatalidade".

"Neste 6 de maio, os franceses escolheram a mudança para me levar à presidência da República" e estou "orgulhoso por ter sido capaz de devolver esta esperança". "Prometo ser o presidente de todos".

Durante a campanha, Hollande defendeu medidas para promover o crescimento no atual tratado de austeridade fiscal acertado por 25 dos 27 países da União Europeia.

Hollande já anunciou que renegociará o pacto fiscal europeu de ajustes e austeridade, elaborado pelo presidente derrotado, Nicolas Sarkozy, e pela chanceler alemã, Angela Merkel, como parte de uma aliança batizada por ele de ''Merkozy.

O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, garantiu que seu país "vai trabalhar junto" com a França "por um pacto de crescimento para a União Europeia". "Precisamos incrementar novas medidas de crescimento, e isto passa por reformas estruturais".

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, destacou que Hollande e ele têm "claramente um objetivo comum: relançar a economia europeia para gerar um crescimento duradouro".

"Os desafios pela frente são numerosos, na França e na União Europeia", mas compartilhamos "a convicção de que faz falta investir no crescimento e nas grandes redes de infraestrutura, mobilizando de maneira mais forte o Banco Europeu de Investimentos e os fundos disponíveis no orçamento europeu, sempre observando o objetivo de consolidação fiscal e de redução da dívida".

hr-thm/lr

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade