PUBLICIDADE

Mundo

Hollande defende mobilização de fundos europeus para criar emprego juvenil

28 mai 2013 - 06h40
Compartilhar

O presidente francês, François Hollande, reivindicou nesta terça-feira uma mobilização "rápida" de fundos europeus para destiná-los à geração de emprego aos jovens e ressaltou que a União Europeia (UE) tem que "atuar com urgência" neste âmbito.

"Há milhões de jovens europeus desempregados que requerem solidariedade", afirmou Hollande na abertura de uma reunião em Paris, a qual abordará a situação do desemprego na UE e contará com a participação do chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Hollande advertiu que, além disso, "as melhores políticas em cada país não podem dirigir a um ótimo resultado europeu" e, por isso, propôs "o reforço do Governo econômico", o que, segundo ele, "não é uma ideia nova".

Trata-se de "um governo econômico para harmonizar a tributação" (...) que deveria ter capacidade orçamentária e que seria financiado com "fundos específicos", como os procedentes de taxas em transações financeiras.

"É preciso refletir sobre a melhor capacidade desse imposto, como, por exemplo, para a criação de empregos aos jovens", assinalou Hollande.

"Minha geração do pós-guerra teve uma resposta da Europa. Podemos deixar a atual geração ausente de perspectivas?", indagou o presidente francês, que insistiu em pedir que se dedique dinheiro europeu ao fomento do emprego juvenil.

"No orçamento da UE há 6 bilhões de euros para cinco anos. Proponho preparar o compromisso desses fundos para que os Estados e os organismos possam mobilizar já esse dinheiro", explicou o presidente francês.

"Estamos de acordo com (a chanceler alemã Angela) Merkel em criar um plano de emprego para os jovens ainda neste ano. A Comissão Europeia fará suas propostas. Se estivermos de acordo, faremos. Espero que a cúpula de junho se ocupe disso", finalizou Hollande.

EFE   
Compartilhar
Publicidade