PUBLICIDADE

Mundo

Holland comemora aceitação de suas ideias pela Europa

Compartilhar

Por Daniel Flynn

PARIS, 28 Abr (Reuters) - O líder na corrida presidencial francesa, o socialista François Hollande, comemorou neste sábado o pedido da Alemanha para que haja medidas de crescimento, considerando o ato como um sinal de que a Europa está aceitando seus alertas sobre o risco de austeridade.

Hollande, que deve vencer o presidente Nicolas Sarkozy no segundo turno da eleição presidencial no próximo fim de semana, insistiu que a chanceler alemã, Angela Merkel, eventualmente aceitará sua proposta para renegociar um pacto de disciplina orçamentário inspirado na Alemanha.

Em uma entrevista ao Leipziger Volkszeitung de sábado, Merkel disse que está pronta para impulsionar o Banco de Investimento Europeu (EIB) e usar os fundos de infraestrutura da UE de forma mais flexível -duas das propostas apresentadas por Hollande para impulsionar o crescimento.

Entretanto, ela disse que não pode haver dúvidas sobre a renegociação do "compacto fiscal" assinado por 25 dos 27 membros da UE em março. Berlim também não gostsa muito da defesa de Hollande a títulos europeus conjuntos para financiar projetos de infraestrutura.

"Por várias semanas, as ideias que eu propus foram ganhando espaço não apenas na França mas em toda a Europa", disse Hollande à rádio francesa, citando recentes comentários do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, e de líderes da Espanha, Portugal e Itália. "Agora Merkel...diz que está pronta para fazer mais pelo crescimento."

"As coisas estão andando e vão andar ainda mais após as eleições francesas", disse ele. "Há algumas semanas, Merkel nem queria ouvir a palavra crescimento, ela apenas falava de austeridade...Haverá uma renegociação. Haverá um pacto de crescimento."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade