PUBLICIDADE

África

ONG: República Centro-Africana tem 10 mil crianças-soldados

Mais de 3 mil pessoas foram mortas desde dezembro de 2013

18 dez 2014 - 21h11
(atualizado em 19/12/2014 às 08h27)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Garoto exibe faca em frente a uma barricada em chamas durante protesto, depois que tropas francesas abriram fogo contra manifestantes que bloqueavam uma estrada em Bambari, na República Centro-Africana, em maio</p><p> </p>
Garoto exibe faca em frente a uma barricada em chamas durante protesto, depois que tropas francesas abriram fogo contra manifestantes que bloqueavam uma estrada em Bambari, na República Centro-Africana, em maio
Foto: Goran Tomasevic / Reuters

Até 10 mil crianças foram recrutadas por grupos armados durante o conflito na República Centro-Africana, apesar da presença de uma missão de manutenção de paz apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou nesta quinta-feira a entidade Save the Children.

Algumas crianças foram raptadas ou forçadas a se juntar a esses grupos, enquanto outras se inscreveram para obter alimentos, roupas, dinheiro e proteção, afirmou a organização internacional infantil beneficente em um comunicado à imprensa.

Muitas se juntaram sob pressão de amigos ou pais para proteger a sua comunidade ou vingar familiares mortos, disse.

"Todas as manhãs nós treinamos duro, rastejamos na lama. Os soldados queriam que fôssemos implacáveis", afirmou Grâce à Dieu, que se juntou a um grupo armado em dezembro de 2012 aos 15 anos, segundo a entidade Save the Children.

"Quando lutamos, fomos nós, as crianças, as enviadas à linha de frente. Outros ficaram mais para trás. Eu vi muitos dos meus irmãos de armas mortos enquanto combatíamos", disse Dieu, cujo nome verdadeiro foi mudado para sua proteção.

Crianças da República Centro-Africana são recrutadas todos os anos
Crianças da República Centro-Africana são recrutadas todos os anos
Foto: Evan Schneider / Getty Images

Julie Bodin, gerente de proteção à criança da entidade na República Centro-Africana, disse que o governo, as forças de paz da ONU, agências, doadores e países que contribuem com tropas têm de tentar se esforçar mais para impedir o recrutamento de crianças e desmobilizá-las.

"Eles precisam explicar aos grupos armados por que é importante proteger as crianças. No entanto, há um grande número de grupos armados na República Centro-Africana e cada um tem uma estrutura de comando único, então há um grande trabalho a ser feito", disse Bodin à Thomson Reuters Foundation por telefone, de Bangui.

O governo centro-africano não estava imediatamente disponível para comentar o assunto.

O país está mergulhado no caos desde que rebeldes seleka principalmente muçulmanos do norte tomaram o controle do país de maioria cristã em março de 2013, levando a uma reação da milícia cristã "antibalaka".

Mais de 3 mil pessoas foram mortas desde dezembro de 2013. A ONU estima que 2,5 milhões de pessoas, mais da metade da população, precisam de abrigo, comida e água, cuidados básicos de saúde e educação.

As crianças têm convivido com o peso da violência. Oitenta por cento das pessoas que tiveram de abandonar as suas casas são mulheres e crianças. Duas em cada cinco crianças no país carecem de ajuda humanitária vital, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

"Muitas das crianças já passaram por coisas que nenhum adulto, quanto mais criança, deveria ter que passar, testemunhando a perda de entes queridos, vendo suas casas destruídas e sobrevivendo em condições difíceis e inseguras no mato durante meses", disse Bodin.

Foto: Arte Terra

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade