PUBLICIDADE

Mundo

Grécia: zona do euro quer novo plano de ajuda para julho

A zona do euro planeja preparar um novo plano de ajuda financeira para a Grécia que possa estar pronto no início de julho, caso Atenas aprove um severo plano de austeridade, segundo um projeto de declaração da cúpula europeia, realizada nesta quinta-feira

23 jun 2011 - 17h29
Compartilhar

BRUSELAS, Bélgica, 23 Jun 2011 (AFP) -A zona do euro planeja preparar um novo plano de ajuda financeira para a Grécia que possa estar pronto no início de julho, caso Atenas aprove um severo plano de austeridade, segundo um projeto de declaração da cúpula europeia, realizada nesta quinta-feira em Bruxelas.

Os líderes da zona do euro "convocam seus ministros das Finanças a completar os trabalhos" para permitir "a implementação no início de julho" de um novo plano de ajuda para a Grécia, afirma o documento visto pela AFP e suscetível de ser modificado nas próximas horas.

Os ministros das Finanças da união monetária se reunirão no dia 3 de julho para desbloquear uma ajuda imediata para Atenas e preparar um novo resgate a médio prazo caso o Parlamento grego aprove, na próxima semana, um impopular programa de cortes e privatizações.

"As leis chave de estratégia fiscal e privatizações devem ser finalizadas urgentemente nos próximos dias", segundo o projeto.

"Isto criará as bases para estabelecer os parâmetros principais do novo programa (de ajuda) e ao mesmo tempo permitirá um desembolso a tempo para que a Grécia cubra suas necessidades financeiras em julho", acrescenta.

A zona do euro também deve prometer nesta quinta-feira que fará "tudo o que for necessário" para preservar sua estabilidade financeira, segundo o documento.

Os chefes de Estado e de governo da zona do euro encontravam-se reunidos junto ao resto dos colegas da UE em uma cúpula dominada pela crise da Grécia, cujo risco de bancarrota pode arrastar toda a união monetária e ter repercussões no sistema financeiro mundial.

app/ma

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade