PUBLICIDADE

Mundo

Grande asteroide, com lua própria, passará pela Terra

31 mai 2013 - 17h04
(atualizado às 17h12)
Compartilhar

Um grande asteroide acompanhado de sua própria lua se aproximava da Terra nesta sexta-feira, o mais recente de uma série de visitantes celestiais que têm chamado a atenção para o potencial perigo de objetos no espaço.

O asteroide 1998 QE2 tem aproximadamente 2,7 quilômetros de diâmetro, nove vezes o comprimento do navio Queen Elizabeth 2.

Seu tamanho é bem maior que o asteroide que passou pelo céu de Chelyabinsk, na Rússia, em 15 de fevereiro, deixando mais de 1.500 pessoas feridas com pedaços de vidro e destroços.

Na passagem mais próxima, que irá ocorrer às 17:59 (horário de Brasília), o asteroide 1998 QE2 estará a cerca de 5,8 milhões de quilômetros da Terra, ou 15 vezes mais longe que a lua da Terra.

A Nasa rastreia 95 por cento dos grandes asteroides com órbitas relativamente próximas à Terra. A agência espacial norte-americana, assim como a Rússia e a Europa, pretendem reforçar a detecção de objetos menores que possam causar danos consideráveis se atingirem áreas com população.

Cientistas usaram radar para uma prévia do asteroide na quarta-feira e descobriram que ele possui uma pequena lua.

(Reportagem por Irene Klotz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade