PUBLICIDADE

Mundo

Governo autoriza uso de Força Nacional de Segurança durante visita do papa

7 jun 2013 - 19h16
Compartilhar

O Ministério da Justiça autorizou nesta sexta-feira o envio ao Rio de Janeiro de tropas da Força Nacional de Segurança durante a visita que o papa Francisco fará ao Brasil em julho para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

A autorização foi incluída em um decreto publicado hoje no Diário Oficial da União, que também determina o envio de membros da Força Nacional para as cidades que sediarão os jogos da Copa das Confederações.

O decreto do Ministério da Justiça prevê que os integrantes da Força Nacional de Segurança se somem às tropas do Exército e aos policiais já destacados para garantir a segurança durante a visita do pontífice, que permanecerá no Rio de Janeiro entre 22 e 28 de julho.

Também foi autorizado o envio da Força Nacional para o Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza, as cidades que serão sede da Copa das Confederações, que acontecerá entre os dias 15 e 30 deste mês.

O Ministério da Justiça justificou o envio do reforço como uma resposta a um pedido realizado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos.

O número de agentes federais que será enviado para cada cidade dependerá da determinação da secretaria.

A Força Nacional de Segurança, vinculada ao Ministério da Justiça, é um grupo de policiais de elite treinado para realizar operações especiais em cidades com surtos de violência e em regiões de conflito, ou para reforçar a segurança em estados que solicitarem ajuda.

EFE   
Compartilhar
Publicidade