PUBLICIDADE

Mundo

Governo atrasa fim do horário de verão e causa confusão na Turquia

25 out 2015 - 19h32
Compartilhar
Exibir comentários

Turcos acordaram perguntando-se em uníssono: "Que horas são?" depois que seus relógios automáticos desafiaram uma decisão do governo de adiar a mudança de horário no país.

A Turquia está unida hoje pela primeira vez em torno de uma pergunta: "Que horas são?", diz este tuíte
A Turquia está unida hoje pela primeira vez em torno de uma pergunta: "Que horas são?", diz este tuíte
Foto: Divulgação/BBC Brasil

Assim como em outros países na zona do Horário do Leste Europeu, como Bulgária, Lituânia e Ucrânia, a Turquia deveria atrasar seus relógios na madrugada de sábado para domingo, com o fim do horário de verão.

No entanto, o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan decidiu adiar a mudança até depois das eleições gerais, que ocorrerão em novembro.

Mas relógios automáticos em smartphones, computadores e outros dispositivos não receberam a ordem – e causaram confusão.

Por causa do mal-entendido, a hashtag #saatkac – ou "que horas são?" – em turco tornou-se um dos assuntos mais comentados do Twitter no país.

De acordo com as autoridades turcas, o adiamento fará com que esteja claro até mais tarde quando os eleitores forem às urnas no dia 1º de novembro. A mudança de horário acontecerá às 4h do dia 8 de novembro.

Não é a primeira vez que o governo turco adia mudanças de horário citando eventos nacionais importantes.

Mas a prevalência cada vez maior de relógios eletrônicos em computadores e celular já programados para a mudança significa que, para muitos, o horário muda independentemente das autoridades.

'Horário de Erdogan'

Muitos turcos e moradores do país expressaram sua frustração com a confusão do horário nas redes sociais – alguns relacionavam a decisão governamental à figura paternalista do presidente Erdogan.

"Pelas próximas duas semanas a Turquia está no HPPE... Horário Padrão Planejado por Erdogan", disse @aysekarahasan no Twitter.

"O horário não mudou na Turquia, mas geralmente muda nesta época do ano", disse um britânico que mora no país, mas não quis se identificar, no Facebook.

"Estamos no 'horário especial de Erdogan', já que ele decidiu não deixar o horário de verão até depois da eleição. Infelizmente, apesar de ele poder segurar o tempo, ele não pode segurar os relógios automáticos que decidiram mudar a hora mesmo assim. Por isso estamos todos muito confusos."

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade