PUBLICIDADE

Mundo

Lobo vai acompanhar Zelaya da embaixada do Brasil a aeroporto

26 jan 2010 - 19h52
(atualizado às 20h57)
Compartilhar

O presidente eleito de Honduras, Porfirio Lobo, anunciou que na quarta-feira irá à embaixada do Brasil em Tegucigalpa para acompanhar o chefe de Estado deposto, Manuel Zelaya, até o aeroporto da capital. No trajeto, Zelaya também terá companhia de Álvaro Colom, presidente da Guatemala, e de Leonel Fernández, chefe de Estado da República Dominicana, para onde o governante deposto viajará.

Porfirio Lobo concede entrevista em Tegucigalpa
Porfirio Lobo concede entrevista em Tegucigalpa
Foto: AFP

"O presidente Fernández, o presidente Colom e eu iremos à embaixada do Brasil (...) para acompanhar o presidente Zelaya até o aeroporto internacional", disse Lobo em uma entrevista coletiva.

"Se houver espaço, eu também vou", insistiu Lobo, brincando sobre a possibilidade de serem registradas aglomerações nas imediações da embaixada brasileira, onde Zelaya está hospedado desde 21 de setembro, quando voltou clandestinamente ao país.

O presidente eleito chegou a um acordo com Fernández para que, imediatamente após sua posse, que acontece amanhã, Zelaya receba um salvo-conduto e, sem ser detido, deixe o país, onde é considerado um foragido da Justiça.

"Vocês se imaginam começando um Governo com um presidente em uma embaixada? Ali, trancado? Não é justo e não é digno para um presidente", disse Lobo na entrevista desta terça-feira.

"Meu dever é fazer tudo o que for preciso para dar paz à nação. Não estamos fazendo nada ilegal", acrescentou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade