Notícias » Mundo » Mundo

 Micheletti e Lobo analisam transição e saída de crise política
15 de dezembro de 2009 01h04 atualizado às 02h32

Comentários
 

O governante de fato de Honduras, Roberto Micheletti, e o presidente eleito, Porfirio Lobo, analisaram nesta terça a transição de governo e os pontos pendentes de cumprimento do acordo assinado em outubro entre Micheletti e o presidente deposto Manuel Zelaya, para resolver a crise política do país.

Um porta-voz de Lobo, do Partido Nacional (de oposição), disse que o assunto principal do encontro, que aconteceu na Casa Presidencial, foi a transição do poder em vista da posse, que acontece no próximo dia 27 de janeiro.

Também foram abordados os três pontos que a comunidade internacional exige que sejam cumpridos para normalizar suas relações com Honduras, praticamente suspensas desde a derrocada de Zelaya, no dia 28 de junho, mesmo dia em que o Parlamento nomeou Micheletti em seu lugar. Esses pontos são a integração de um governo de reconciliação, a criação de uma Comissão da Verdade e uma anistia política.

Nem Micheletti nem Lobo, assim como funcionários do governo de fato, fizeram declarações sobre a reunião, que durou cerca de duas horas. A anistia política foi excluída do acordo que delegados de Micheletti e Zelaya assinaram no dia 30 de outubro, mas Lobo destacou que a comunidade internacional insiste que ela seja aprovada como parte da solução da crise. O pacto Tegucigalpa-San José estabelece o governo de reconciliação e a Comissão da Verdade.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
 
 
Mais vistos