PUBLICIDADE

Mundo

Furacão Joaquín recupera a categoria 4 rumo às Bermudas

3 out 2015 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

O furacão Joaquín se intensificou neste sábado até readquirir a categoria 4 na escala de intensidade Saffir-Simpson (de um máximo de 5), no rápido trajeto rumo ao nordeste do Oceano Atlântico com direçãoo às ilhas Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Segundo o boletim mais recente do centro meteorológico, o olho do furacão se encontra 890 quilômetros ao sudoeste das Bermudas e se desloca rumo ao arquipélago com ventos máximos sustentados de 250 km/h.

Joaquín se afasta progressivamente das ilhas Bahamas, onde causou consideráveis danos em imóveis e infraestruturas, e mantém uma trajetória rumo ao nordeste com uma velocidade de translação de 30 km/h, explicou o organismo meteorológico com sede em Miami.

A expectativa é que o furacão, que chegou a descer para a categoria 3, mantenha este rumo e aumente sua velocidade nesta noite, para depois fazer um giro em direção norte-nordeste no domingo, dia em que o centro do fenômeno passaria pelo oeste das Bermudas.

O NHC prevê que Joaquín faça um "pequeno desvio ao leste da trajetória prevista", e isso propiciaria fortes ventos muito perto do arquipélago, que está sob alerta de tempestade tropical.

Está previsto que Joaquín enfranquecerá lentamente a partir desta noite e seguirá perdendo força ao longo do domingo e da segunda-feira, de acordo com o NHC.

A passagem de Joaquín pelas Bahamas, atingidas durante dois dias por ventos de mais de 200 km/h, deixou inundações e graves danos nas infraestruturas do arquipélago.

Da mesma maneira, o furacão deixa de ter muitos efeitos em partes do sudeste dos EUA, especialmente nas cidades de Charleston e Columbia, no estado da Carolina do Sul, que hoje voltou a sofrer inundações e fortes chuvas.

Dez tempestades tropicais já foram formadas na atual temporada de furacões: Ana, Bill, Claudette, Danny - o primeiro furacão de maior categoria (3) da temporada -, Erika, Fred - furacão de categoria 1 -, Grace, Henry, Ida e Joaquín, atualmente de categoria 4.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade