PUBLICIDADE

Furacão Joaquín passará por Bermudas com ventos de 185 km/h

O centro do furacão, de categoria 3, está a cerca de 340 quilômetros ao sudoeste das Bermudas

4 out 2015 - 10h53
(atualizado às 13h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

O furacão Joaquín passará nas próximas horas perto das Bermudas, com ventos de 185 km/h, e deve começar a se debilitar a partir da próxima segunda-feira (5), informou neste domingo (4) o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Siga Terra Notícias no Twitter

Em seu boletim das 12h (GMT, 9h em Brasília), o NHC precisou que o furacão mantém seu rumo para o nordeste do Atlântico a uma velocidade de translação de 31 quilômetros por hora, embora hoje deveria experimentar um giro mais pronunciado rumo ao norte-nordeste.

O centro do furacão, de categoria 3, está a cerca de 340 quilômetros ao sudoeste das Bermudas, na latitude 30.4 norte e longitude 67.1 oeste.

As autoridades emitiram um aviso de furacão para as próximas horas nas Bermudas, onde a ressaca do ciclone pode provocar inundações litorâneas significativas e ondas "fortes e destrutivas".

O centro meteorológico informou também que as ressacas do furacão estão afetando à costa do sudeste e do Atlântico médio dos Estados Unidos, e se estenderão na segunda-feira parao norte ao longo da costa leste norte-americana.

Após passar pelas ilhas Bahamas, Joaquín, que em alguns momentos chegou até a categoria quatro em um máximo de cinco, causou vários mortos e alguns desaparecidos, segundo informações da imprensa local que ainda não foram confirmadas oficialmente.

Enquanto isso, a Guarda Costeira dos Estados Unidos segue buscando um barco de carga com 33 tripulantes a bordo, 28 americanos e cinco poloneses, que desapareceu na última quinta-feira (1) quando entrou na região de influência do furacão.

Já se formaram 10 tempestades tropicais na atual temporada de furacões: Ana, Bill, Claudette, Danny - o primeiro furacão de categoria maior (3) da temporada, Erika, Fred - furacão de categoria 1, Grace, Henry, Ida e Joaquín, atualmente de categoria 3.

Patagônia tem erupção vulcânica rara com tempestade de raios:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade